sábado, 27 de março de 2010

Marilda Dib é destaque como mulher empreendedora em livro lançado em São Paulo


A artista plástica, Marilda Dib, participou no último dia 6 de maio, na Livraria da Villa, no Shopping Cidade Jardim, do lançamento do livro Universo Feminino, no qual participou como co-autora. A autora, Vera Simões, relata em sua obra a vivência profissional de mulheres empreendedoras. “Transformei em livro, o que durante nove anos foram exposições”.
“Ao lermos tantas histórias, percebemos que as mulheres estão começando a valorizar as suas capacidades de forma mais ampla, redescobrindo seu potencial e com isso buscando suas realizações”, relata Marilda. Para ela, que aborda o início de sua carreira artística, mesclado com sua atividade profissional e pessoal, na obra, a mulher em tudo que faz, se dedica integralmente. “O campo de visão da mulher por mais amplo que seja, sabe ser restrito”.
Entre as personagens que compõem a obra estão as artistas plásticas Maria Amélia Botelho de Souza Aranha, Sueli Dabus, Marilda Dib e Vera Lilia; as diretoras da TV Globo, Lucimara Parisi e Ana Paula Pessotti, Show Business; a vereadora Mara Gabrilli; a chef do restaurante Gardênia, Marina Moraes, entre outras.
O livro relata biografias, idéias e realizações de mulheres que optaram por atividades culturais e artísticas tornando-se empreendedoras. “Muitas desventraram a sua própria identidade, ao dar o testemunho dos caminhos que tomaram, na vida profissional e familiar, permitindo que se compreenda o universo multifacetado da mulher, que, qualquer que seja seu sonho de realização, não perde o sentido maior da vida humana, que é a família”, afirmou Ives Gandra da Silva Martins, das Academias Paulista de Letras e Internacional de Cultura Portuguesa ao comentar a obra.
A artista: Marilda Dib é casada há 36 anos com William Dib, com quem tem dois filhos: Aline e Murilo. Filha de Nair e Oswaldo da Matta, descobriu a arte ainda criança, inspirando-se nos trabalhos de pintura feitos por sua mãe. O que despertou seu interesse em estudar pintura a óleo sobre tela, curso feito na ASBA. Sua dedicação lhe garantiu Menção Honrosa em óleo sobre tela em 1980.
Seu primeiro trabalho artístico foi a pintura de uma pomba branca, em óleo sobre tela, presente oferecido para decorar o consultório médico de seu marido, em 1976, e que até hoje permanece no mesmo espaço . Seu interesse pela arte levou-a a cursar a Escola Panamericana de Arte e Design, em São Paulo, onde se formou em 2003. Também fez curso de Artes Plásticas e de Escultura no MUBE – Museu Brasileiro de Escultura, quando finalmente descobriu seu talento: fazer esculturas.
A partir daí, passou a explorar cada vez mais materiais como resina, argila, bronze, cimento aerado, entre outros. As idéias foram aflorando e muitas peças diferenciadas foram desenvolvidas desde então.
Parte das obras deu destaque a sua carreira como Raízes da Memória I, que além de ter valor sentimental por ter sido seu primeiro trabalho como escultora, recebeu dois títulos: 2º lugar no “XI Salão de Artes Plásticas”, em 2006, evento integrante da Maratona Cultural ACESC – Associação de Clubes Esportivos e Socioculturais de São Paulo; e 3º lugar, em 2008, na “VII Bienal Internacional de Arte de Roma”, na Itália.
Outras peças que também receberam premiações foram: Chamas da Natureza, em bronze, 1º lugar “XII Salão de Artes Plásticas”, em 2007, evento integrante da Maratona Cultural ACESC – Associação de Clubes Esportivos e Socioculturais de São Paulo; e São Paulo, escultura que melhor retratou o aniversário de São Paulo, em 2009, no IX Salão Comemorativo aos 455 anos de São Paulo, no Clube Paineiras do Morumby.
Parte de seu acervo está exposto, desde julho de 2008, em seu showroom, rua Caconde, 234/238 – Jardins.