sábado, 27 de março de 2010

Marilda Dib faz da escultura um organismo potenciado

Se inicialmente o figurativo se constituía na matriz insubstituível da linguagem plástica da escultora Marilda Dib, na sua produção atual é patente uma decisiva vontade de liberação do narrativo para assegurar às formas um valor somente intrínseco. Trata-se de um caminho não fácil o escolhido e percorrido com humildade pela artista, mas feito com o detalhismo do artesão e o coração do poeta.

O volume ocupa para esta escultora uma posição proeminente. Artista respeitosa da tradição molda suas peças até definir o fato plástico num sistema de volumes diversamente articulados nas suas relações espaciais e vinculadas pela continuidade de superfícies diferenciadas por um extremo contraste, mas prontas a colher o fluir da luz e, em consequência, vivificar.

Trata-se de um sistema de volumes, que o antigo discurso realista elimina de tal maneira que a obra se adapta no espaço em razão dos próprios valores estruturais, potencializando, aquela motivação humana que a artista não pode abdicar e que constitui, em todo o caso, o início do ato criativo.

Evitando sugestões externas e modismos, tentações em direção a experiências aventurosas, Marilda Dib se empenha para uma própria concepção do fato plástico: fazer da escultura um organismo potenciado pela participação humana.

Sua obra escultórica se desenvolve de todo dado não atinente e cada vez mais tende a uma síntese de seu instinto artístico.


Emanuel von Lauenstein Massarani

Crítico de arte

Anzio Itália


Il 1o febbraio 2010, alle ore 18:30, nel Palazzo Paradiso sul Mare, ex-Cassino di Anzio. La mostra, organizzata in collaborazione con la Galleria Spazio Surreale di San Paolo, Brasile, rimarrà aperta giornalmente fino al 10 febbraio, dalle ore 10 alle 13 e dalle 16 alle 19.

Revista Dia-a-Dia


De primeira-dama a artista plástica, Marilda Dib surpreende com o novo trabalho.

Esqueça, pelo menos nestas duas páginas, a trajetória desta mulher como ex-primeira-dama de São Bernardo e os tantos projetos sociais e assistenciais que a fizeram conquistar o carinho e o respeito da população. Nas próximas linhas você terá a oportunidade de desvendar um lado ainda desconhecido de Marilda Dib, 53 anos, que há seis descobriu a paixão pelas artes plásticas. Não que o contato com a arte lhe fosse restrito até 2003, quando se formou pela Escola Panamericana de Arte, em São Paulo. Na realidade, Marilda presenciou e conviveu, desde os 3 anos, com o trabalho de pintora da mãe Nair da Matta.
O primeiro trabalho artístico veio alguns anos mais tarde, em 1976 – feito sem conhecimento de teorias ou técnicas: a pintura de uma pomba branca, em óleo sobre tela, um presente dado ao marido e médico William Dib, para decorar seu consultório e que hoje ainda permanece por lá. A afinidade e o gosto pelo que se reúne à arte continuam velados, intrínseco no decorrer de todos esses anos. “Comecei com um curso de decoração de ambientes, depois percebi que queria desenho. Entretanto, acabei escolhendo a modalidade de escultura para me especializar. Depois disso, fiz cursos somente neste segmento e os resultados começaram a surgir em forma de peças”, revela a artista.
Ao entrar em seu apartamento é possível ver tamanha afinidade com o assunto. Esculturas, peças e outros elementos decorativos fazem com que os visitantes percebam que senso e gosto para a arte não lhe faltam. O ambiente da sala segue uma linguagem uniforme, na qual é possível observar a mistura do estilo clássico, notado com a riqueza da matéria prima dos objetos que ornamentam cada canto do cômodo, com as cores e texturas dos tapetes, cortinas e parede, seguindo o estilo contemporâneo. Tal mix seria obtido de forma fácil se fosse realizado por uma profissional da área. Mas o cenário foi idealizado por ela mesma antes de adentrar no universo artístico, que faz questão de dar o tom de cada pedacinho do seu lar.
Tamanha dedicação e esforços deram a ela muitos prêmios nacionais e internacionais, entre eles o 3º lugar na 7ª Bienal Internacional de Arte em Roma, na Itália, em 2008, com a peça Raízes da Memória. E o prêmio mais recente conquistado em dezembro: o 4º lugar na 7ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Florença. “Neste último trabalho concorri com 650 artistas, com um total de 2.500 obras. A minha peça, merecedora deste prêmio, foi uma flor de resina na cor violeta com o miolo de pedra ametista, que recebeu o nome de minha neta Nicole”, explica Marilda, mãe de dois filhos e avó de três netos, todos já presenteados com o nome em uma escultura.
As peças de Marilda não se resumem ao eixo previsível entre exposições, bienais e galerias de arte. Há pouco tempo, a escultura de Nossa Senhora, feita em resina, chegou ao vaticano por meio do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico de São Paulo, Emanuel Von Lauenstein Massarani, para fazer parte do acervo cultural do local, em 2007. “O papa Bento XVI gostou tanto da obra que levou a peça para a ante-sala do quarto dele. Isso para mim foi uma honra, um presente de Deus. O momento que mais marcou durante toda a carreira”, comemora.
E os céus e os santos continuaram a abençoar a vida da artista, que foi convidada a fazer pequenas estátuas de São Paulo, em homenagem aos 2.000 anos do santo. “Fiz uma aula sobre a vida do apóstolo e descobri diversas curiosidades. Optei por uma versão jovem de São Paulo, que teve boa aceitação do público”, revela. E as conquistas e planos para 2010 não param por aí. “Quero me dedicar muito mais às criações, produzir mais neste ano, além de enfrentar o desafio de fazer peças pequenas. E quem sabe ganhar outros prêmios”, finaliza. Que os anjos e os santos digam amém, pois o Grande ABC agradece.





Marilda Dib participa de exposição ao lado do Grupo de Escultores do MuBe



A artista plástica Marilda Dib participa ao lado de 11 pessoas que compõem o Grupo de Escultores do MuBe (GEM), da “Exposição Inaugural”, realizada entre os dias 19 e 30 de março, na galeria Spazio Surreale. A curadora e professora da “Escola de Arte” do MuBe, Ângela Bassan, participa com os artistas e seus convidados do vernissage de abertura que acontece nesta quinta-feira, 18 de março, das 18h às 22h.
Marilda Dib mantém nesta mesma galeria seu showroom com um acervo de cerca de 50 obras, entre elas algumas que receberam premiação internacional como Grávida, segundo lugar na VIII Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Roma, em janeiro de 2010; Nicole, quarto lugar na VII Bienal de Florença, em dezembro de 2009; e Raízes da Memória terceiro lugar na VII Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Roma, em janeiro de 2008.
A Galeria Spazio Surreale está situada na rua Caconde, 238, Jardim Paulista. A visitação é de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Mais informações pelos telefones 3884-8449 e 3057-2803.

Marilda Dib apresenta peça “Duas Mulheres” em exposição no MuBe

A artista plástica Marilda Dib,participa nesta sexta-feira 11 de dezembro, das 19h30 às 23h, do vernissage de abertura da exposição Manifestações IV Revelar,no MuBe (Avenida Europa, 218 – Jardins – São Paulo), com a peça Duas Mulheres, confeccionada em pó de mármore e com dimensões 50x143x75 cm.
Trata-se da exposição dos trabalhos dos alunos que freqüentaram durante o ano os cursos de escultura, pintura, cerâmica, entre outros. Os trabalhos poderão ser vistos entre 12 de dezembro e 10 de janeiro de 2010, de terça a domingo, das 10h às 19h.
Troféus – Nesta quarta-feira, 9 de dezembro, também no MuBe, a artista plástica participará a partir das 19h30, da entrega de troféus, assinados por ela, aos 50 arquitetos e designers de interiores que se destacaram em 2009.

SERVIÇO
MuBe: Av. Europa, 218 - São Paulo - Brasil
Exposição: 12 de dezembro a 10 de janeiro, terça a domingo, das 10h às 19h

Marilda Dib participa do São Paulo Expo Art

A artista plástica Marilda Dib, participa nesta quinta, sexta e sábado, 29, 30 e 31 de outubro, das 10h às 20h, do São Paulo Expo Art, na Villa Daslu, Av Chedid Jafet, 131 – térreo. Com curadoria de Vera Simões e Tânia Sciacco sete escultoras, 23 pintores, dois fotógrafos e três designers de jóias, participarão da exposição.Marilda levará três peças: “Mulher Palito” em bronze, que pode ser utilizada como porta cartão; “Nina”, em resina esverdeada; e pratos decorativos de parede, em resina vermelha.Em setembro, a artista também expôs no mesmo local, ocasião em que apresentou as peças “Match” em fibra de vidro preta, e “Uma Vida”, em fibra de vidro vermelha.

Marilda Dib expõe no D&D - Decoração e Desing Center



Artista apresentará suas duas últimas criações feitas em homenagem às suas netas Nicole e Bianca A artista plástica, Marilda Dib, é convidada a expor suas peças no maior centro de decoração e desing da América Latina, o D&D Shopping. A exposição “Momentos” terá início com o vernissage no dia 10, das 19h às 21h30, e seguirá até o dia 30 de novembro. A exposição organizada pelo Escritório de Arte Vera Simões também terá a presença do artista Vagner Aniceto com a exposição “Metrópolis”.Marilda vai expor 20 peças, entre elas Raízes da Memória, Chama da Natureza, Nina, Florescendo, Grávida, Uma Vida e Quatro Mulheres. Além disso, apresentará suas duas últimas criações: Nicole, confeccionada em resina bege e Bia, em resina vermelha rubi, em homenagem às suas netas. “É uma honra poder expor no D&D, um local que traz as tendências e novidades na área de design. As peças decorativas são fundamentais na composição dos ambientes,elas dão vida ao espaço”.
O D&D Shopping está localizado na avenida Nações Unidas, 12.555, a visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h; aos sábados, das 10h às 20h; domingos, das 14h às 19h. O coquetel de abertura será realizado no lobby do World Trade Center, situado no mesmo complexo. Mais informações no site
www.marildadib.com.br

BIENALLE ROMA





Marilda Dib leva obra “Grávida” para Bienal de Roma

A artista plástica, Marilda Dib, premiada em dezembro na Bienal de Florença, na Itália, com a peça Nicole, volta ao país para participar da 8ª Bienal Internacional de Roma, desta vez com a obra Grávida, nas dimensões 45x40x38 cm, esculpida em resina lilás. A oitava edição da Biennale D’Arte Internazionale di Roma, uma das mostras de artes plásticas e visuais mais importantes da Europa, que acontece entre os dias 16 e 26 de janeiro. A exposição acontece na Sala del Bramante, um espaço de mais de 500 anos no qual nomes como Chagal, Miró, Salvador Dalí e Pablo Picasso já expuseram seus trabalhos. A premiação, que acontece no último dia de exposição, será no Castelo Sant’Angelo.
Em janeiro de 2008, a artista foi premiada com terceiro lugar nesta mesma Bienal de Roma, pela produção da obra Raízes da Memória.
Para participar da Bienal, o artista passa por uma pré-seleção feita por Lívia Bucci, representante no Brasil das bienais italianas e, pelo crivo de um júri internacional de críticos e historiadores de arte contemporânea.
Individual- Os prêmios recebidos na Itália e o diferencial apresentado em suas obras, abriram as portas para sua primeira exposição individual realizada fora do país. No dia 1º de fevereiro, Marilda participa do vernissage de abertura de sua exposição no Palazzo Paradiso sul Mare, o ex-cassino de Anzio, comunidade italiana na província de Roma. Cerca de 25 obras estarão expostas durante todo o mês de fevereiro. “Eu acredito que o material que utilizo em minhas obras chama atenção das pessoas. Fora do país não se encontra uma resina com tanto brilho como a nossa e isso acaba sendo um grande diferencial no produto final”, explica Marilda.
Entre as peças que serão apresentadas destacam-se: São Francisco, Bromélia, Recolhimento, Duas Faces, Match, Sonhando Numa Noite de Verão, Quatro Mulheres, Pixes, Nina, Uma Vida, Chama, Pratos e Nossa Senhora
.

Prêmio Profissional do Ano Revista DECORAR 2009



Prêmio Profissional do Ano A revista DECORAR premia, pelo segundo ano consecutivo, os arquitetos e designers de interiores indicados pelos lojistas. Os critérios adotados neste ano são semelhantes aos da primeira edição.
Os 50 nomes referendados por esta segunda edição do prêmio foram obtidos a partir da indicação de 732 nomes, registrados em formulário próprio, por 265 lojistas. A Editorial Magazine contou com o apoio de núcleos e pólos de lojistas para distribuir os formulários, além de votarem as empresas anunciantes.
O troféu (foto) foi especialmente concebido pela artista plástica Marilda Dib. “Baseei-me em formas fluidas e femininas, dentro da linguagem visual da revista DECORAR, e sugeri uma cor que estará muito presente nas próximas estações afirma a artista.

VI e VII BIENNALE FIRENZE

4º Prêmio

Queridos Amigos e Amigas,


Hoje é um dia muito especial e quero compartilhar este momento!!!Recebi ontem a notícia que a minha peça intitulada NICOLE (nome da minha netinha, foto anexa), foi premiada com o 4° lugar na 7ª Bienal Internacional de Florença na Itália, onde participei juntamente com 650 artistas, no total de 2.500 obras.Para mim, este prêmio é o resultado de muito amor, dedicação e apoio, tanto da minha família, como dos amigos que sempre me incentivaram, e por isto, quero dividir minha alegria e este prêmio com vocês!!!!!

Um beijo

Marilda Dib participa de exposição de artes em prol da doação de órgãos


A artista plástica Marilda Dib participou no dia 17 de setembro, no Hall do Conjunto Nacional, da abertura da exposição Múltiplos Olhares sobre a Doação que tem como objetivo apoiar a X Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos. A exposição que segue até o dia 27 de setembro, é promovida pela Santa Casa de Misericórdia em parceria com o MuBe (Museu Brasileiro da Escultura) e o Conjunto Nacional.
A exposição reúne 20 trabalhos exclusivos elaborados pelos alunos do MuBe. “É muito interessante participar de ações como esta. Somos um grupo que levanta uma bandeira para conscientização das pessoas em relação ao tema”, ressaltou a artista.
Marilda expõe a peça “Dão cor a vida e são doados”, que segundo a coordenadora de cursos do Museu, Eneida Fausto, foi “um exercício de olhos que ela passou para a resina e fez um colorido”. A atividade resultou em um quadro resinado com diferentes rostos.

Marilda Dib expõe na Villa Daslu


A artista plástica Marilda Dib, participou nos dias 24, 25 e 26 de setembro, do São Paulo Expo Art, na Villa Daslu, Av Chedid Jafet, 131 – térreo. Com curadoria de Vera Simões e Tânia Sciacco oito escultoras, 20 pintores, dois fotógrafos e uma design de jóias, participaram da exposição.
Marilda levou as peças “Match”, em fibra de vidro preta, e “Uma Vida”, em fibra de vidro vermelha.

Marilda Dib apresenta suas obras na Bienal de Porto Santo, em Portugal


A artista plástica, Marilda Dib, participa entre os dias 1 e 31 de agosto, com as peças Raízes da Memória e Névoa, da 3ª Bienal de Porto Santo, em Portugal, que este ano terá o tema “De corpo e alma”.
Com grande valor sentimental para a artista, a peça Raízes da Memória foi seu primeiro trabalho e recebeu dois títulos: 2º lugar no “XI Salão de Artes Plásticas”, em 2006, evento integrante da Maratona Cultural ACESC – Associação de Clubes Esportivos e Socioculturais de São Paulo; e 3º lugar, em 2008, na “VII Bienal Internacional de Arte de Roma”, na Itália.
Bienal - A mostra acontece simultaneamente em diversos pontos da cidade: aeroporto, cais da cidade, Câmara Municipal, exterior da Casa Colombo e Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo.
A primeira edição do evento realizada em 2005, contou com a adesão de 14 artistas, de cinco países. A qualidade das obras, participação do público e adesão de artistas, resultou na continuidade deste projeto, com periodicidade bianual, que hoje reúne 191 artistas de 21 países dos continentes Europeu, Africano, Asiático e Americano, entre eles Brasil, Portugal, Argentina, Cabo Verde, Canadá, França, Guatemala, Suécia, Estados Unidos, Colômbia, Reino Unido e Bélgica.
Além de proporcionar o turismo cultural, a Bienal do Porto Santo tem como proposta o intercâmbio de informações entre os participantes e também, a divulgação do trabalho artístico desenvolvido no arquipélago da Madeira.

Parque das Bicicletas

A artista plástica Marilda Dib, doou nesta terça-feira, 18 de agosto, a peça “Florescendo”, confeccionada em madeira com as dimensões 120x150x170 cm, para o Parque das Bicicletas. A peça foi entregue ao Secretário de Esportes da Prefeitura de São Paulo, Walter Feldman, na sede da secretaria, na Vila Clementino. A obra ficará exposta no jardim do parque.


Marilda Dib tem peça premiada em exposição comemorativa ao aniversário de São Paulo

A artista plástica e escultora, Marilda Dib, participou neste domingo, 25 de janeiro, do IX Salão Comemorativo aos 455 anos de São Paulo, no Clube Paineiras do Morumby, ocasião em que recebeu prêmio especial pela escultura que melhor retratou a data comemorativa. A escultura “São Paulo”, confeccionada em pó de mármore, tem as dimensões 0,80x0,25x0,25. Participaram da mostra 38 artistas, que exibiram obras de pintura a óleo, acrílica, aquarela, guache, gravura em metal, linóleo, pastel, colagem, desenho a nanquim, grafite e esculturas. O júri foi formado por arquitetos, galeristas, críticos de arte, curadores e jornalistas do circuito cultural. “Me senti honrada e muito feliz por ter a peça São Paulo premiada justamente no aniversário da cidade”, ressaltou a artista. Um dos exemplares desta peça, esculpido em resina cor de mel, foi doado em setembro de 2008, ao cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer. “Esculpir São Paulo demandou meses de pesquisa com estudos sobre a história do patrono para chegar próximo à sua realidade”.



Vídeo - Marilda Dib expõe sua arte no Casa



Marilda Dib é destaque como mulher empreendedora em livro lançado em São Paulo


A artista plástica, Marilda Dib, participou no último dia 6 de maio, na Livraria da Villa, no Shopping Cidade Jardim, do lançamento do livro Universo Feminino, no qual participou como co-autora. A autora, Vera Simões, relata em sua obra a vivência profissional de mulheres empreendedoras. “Transformei em livro, o que durante nove anos foram exposições”.
“Ao lermos tantas histórias, percebemos que as mulheres estão começando a valorizar as suas capacidades de forma mais ampla, redescobrindo seu potencial e com isso buscando suas realizações”, relata Marilda. Para ela, que aborda o início de sua carreira artística, mesclado com sua atividade profissional e pessoal, na obra, a mulher em tudo que faz, se dedica integralmente. “O campo de visão da mulher por mais amplo que seja, sabe ser restrito”.
Entre as personagens que compõem a obra estão as artistas plásticas Maria Amélia Botelho de Souza Aranha, Sueli Dabus, Marilda Dib e Vera Lilia; as diretoras da TV Globo, Lucimara Parisi e Ana Paula Pessotti, Show Business; a vereadora Mara Gabrilli; a chef do restaurante Gardênia, Marina Moraes, entre outras.
O livro relata biografias, idéias e realizações de mulheres que optaram por atividades culturais e artísticas tornando-se empreendedoras. “Muitas desventraram a sua própria identidade, ao dar o testemunho dos caminhos que tomaram, na vida profissional e familiar, permitindo que se compreenda o universo multifacetado da mulher, que, qualquer que seja seu sonho de realização, não perde o sentido maior da vida humana, que é a família”, afirmou Ives Gandra da Silva Martins, das Academias Paulista de Letras e Internacional de Cultura Portuguesa ao comentar a obra.
A artista: Marilda Dib é casada há 36 anos com William Dib, com quem tem dois filhos: Aline e Murilo. Filha de Nair e Oswaldo da Matta, descobriu a arte ainda criança, inspirando-se nos trabalhos de pintura feitos por sua mãe. O que despertou seu interesse em estudar pintura a óleo sobre tela, curso feito na ASBA. Sua dedicação lhe garantiu Menção Honrosa em óleo sobre tela em 1980.
Seu primeiro trabalho artístico foi a pintura de uma pomba branca, em óleo sobre tela, presente oferecido para decorar o consultório médico de seu marido, em 1976, e que até hoje permanece no mesmo espaço . Seu interesse pela arte levou-a a cursar a Escola Panamericana de Arte e Design, em São Paulo, onde se formou em 2003. Também fez curso de Artes Plásticas e de Escultura no MUBE – Museu Brasileiro de Escultura, quando finalmente descobriu seu talento: fazer esculturas.
A partir daí, passou a explorar cada vez mais materiais como resina, argila, bronze, cimento aerado, entre outros. As idéias foram aflorando e muitas peças diferenciadas foram desenvolvidas desde então.
Parte das obras deu destaque a sua carreira como Raízes da Memória I, que além de ter valor sentimental por ter sido seu primeiro trabalho como escultora, recebeu dois títulos: 2º lugar no “XI Salão de Artes Plásticas”, em 2006, evento integrante da Maratona Cultural ACESC – Associação de Clubes Esportivos e Socioculturais de São Paulo; e 3º lugar, em 2008, na “VII Bienal Internacional de Arte de Roma”, na Itália.
Outras peças que também receberam premiações foram: Chamas da Natureza, em bronze, 1º lugar “XII Salão de Artes Plásticas”, em 2007, evento integrante da Maratona Cultural ACESC – Associação de Clubes Esportivos e Socioculturais de São Paulo; e São Paulo, escultura que melhor retratou o aniversário de São Paulo, em 2009, no IX Salão Comemorativo aos 455 anos de São Paulo, no Clube Paineiras do Morumby.
Parte de seu acervo está exposto, desde julho de 2008, em seu showroom, rua Caconde, 234/238 – Jardins.

Marilda Dib expõe sua arte na Casa Cor 2009


A artista plástica Marilda Dib, participa novamente da Casa Cor São Paulo. Com peças expostas na galeria de arte da Casa Cor Hotel, a artista participa ao lado da também escultora, Lilia Roche Loures, e de dois pintores Nelson dos Passos e Sueli Dabus, entre os dias 23 de junho e 14 de julho do evento promovido pelo Escritório de Arte Vera Simões. O vernissage de abertura da exposição será no dia 23 de junho, das 16h às 21h. A galeria, com área de 155 m², é dividida por um hall de acesso e comunica ambientes diferentes. A decoração do espaço utiliza madeira de demolição nas estruturas e iluminação suspensa para quadros. Instalada no Jockey Club de São Paulo, o evento de decoração reúne em 6.500 m², 69 ambientes projetados por 88 arquitetos, designers e paisagistas.

Entrevista - Medicina em foco

Faculdade de Interação Americana expõe obras da artista plástica Marilda Dib


A escultora e primeira-dama de São Bernardo, Marilda Dib, participou nesta segunda-feira, 16 de junho, da vernissage de abertura da exposição na Faculdade de interação Americana, FIA, em São Bernardo, que vai até dia 20. O evento, organizado pelo professor doutor Oswaldo Accursi, e pela Coordenadora de Relações Públicas e marketing, Marilstela Cabral, foi prestigiado por amigos e políticos da região.A exposição culmina com o ciclo de palestras e workshops, nas áreas de Administração, Informática, Letras e Matemática, além de temas de interesse geral, e pode ser visitada até o dia 20 de junho, das 8h às 9h, e das 19h às 20h, (Rua Odeon, 1250, Vila Alcântara). Entre as peças expostas destacam-se: Sonhando Numa Noite de Verão; Duas Faces; Maternidade; Névoa; Fonte da Vida; Nossa Senhora doada ao Mosteiro de São Bento e ao Museu do Vaticano; Chamas da Natureza em bronze doada para a Pinacoteca da Prefeitura de São Bernardo, Museu de Arte do Parlamento de São Paulo e Museu D'Arte Itália-Brasile (a peça recebeu 1º lugar “XII Salão de Artes Plásticas” – evento integrante da Maratona Cultural ACESC – Associação de Clubes Esportivos e Sócioculturais de SP – 2007 – Obra: Chamas da Natureza); Fonte de Vida doada a Pinacoteca da Prefeitura de São Bernardo; Raízes da Memória doada a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo (vencedora do 2º lugar no “XI Salão de Artes Plásticas” – evento integrante da Maratona Cultural ACESC – Associação de Clubes Esportivos e Sócioculturais de SP em 2006; e 3º lugar “VII Bienal Internacional de Arte de Roma”, Itália em Janeiro 2008). "Uma das peças que mais aprecio é a Fonte de Vida, que permite várias sobreposições e uma brincadeira com cores formando diferentes cenas", ressaltou a artista. A peça tem um detalhe interessante: sozinha é intitulada Passos e unida a outra semelhante torna-se Fonte de Vida.Currículo - Marilda formou-se em Assistência Social pela Universidade Pontifícia Católica de São Paulo e em Artes Plásticas pela Escola Panamericana de Arte e Design. Estudou pintura a óleo na ASBA, Associação São-Bernardense de Arte, freqüentou o curso de escultura no atelier Ângela Bressan e no MuBe, Museu Brasileiro da Escultura.Participou de diversas exposições coletivas: Clube Sírio Libanês; Clube Atlético Aramaçan; Museu Brasileiro da Escultura; Casa Cor de Santo André; Clube Paineiras do Morumbi; Casa de Cultura Antonino Assumpção; Veja Cor na Riviera de São Lourenço; Casa Cor no Jóquei Clube; Casa Cor e Casa Hotel no Shopping D&D; Bienal Internacional de Florença e Bienal de Arte Contemporânea, ambos na Itália.

Marilda Dib doa peça "Nossa Senhora" para Mosteiro de São Bento


A artista plástica e primeira-dama de São Bernardo, Marilda Dib, doou na última quinta-feira, 24 de abril, a peça "Nossa Senhora", confeccionada em resina azul, para o Mosteiro de São Bento. A peça foi colocada no altar e abençoada durante a cerimônia que comemorou um ano da posse de Dom Odilo Pedro Scherer como Arcebispo de São Paulo. Ao som do canto gregoriano, vindo das vozes dos monges beneditinos, cerca de 300 pessoas participaram da homenagem ao arcebispo da capital paulista. Dom Odilo Pedro Scherer foi nomeado pelo Papa Bento XVI, arcebispo metropolitano de São Paulo em março de 2007 e criado Cardeal em novembro passado.Esta é a segunda réplica de Nossa Senhora feita pela artista plástica. Uma delas foi doada em janeiro ao Museu do Vaticano. "Foi emocionante ver minha escultura em meio a tantas flores e o padre dizendo que estava oferecendo um presente ao Mosteiro". A imagem foi abençoada durante a celebração.

Museo D’Arte Italia – Brasile Città di Pomezia - 2008

“Névoa”
Resina 18 x 18 x 25 cm

“Chamas da Natureza”
Bronze33 x 40 x 20 cm

7ª Biennale D’Arte Internazionale Di Roma- 2008

3º Prêmio





Marilda Dib lança novas peças em exposição na galeria Spazio Surrealli


A artista plástica e escultora, Marilda Dib, participou no início deste mês, de duas exposições em São Paulo. delas, na Assembléia Legislativa, ao lado de 45 artistas que foram premiados na 7ª Bienal de Arte Internacional de Roma; e “Rumos”, realizada na Galeria Spazio Surreali. A exposição que reuniu artistas premiados foi resultado de uma troca de correspondência entre o professor Giuseppe Chiovaro, presidente da Bienal de Arte Internacional de Roma e a Assembléia Legislativa, com apoio de Lívia Bucci, representante da bienal romana no Brasil, pode ser visitada até o dia 27 de fevereiro, de segunda à sexta-feira, das 10h às 18h, no Espaço Cultural V Centenário, na avenida Pedro Álvares Cabral, 201. “Este foi o primeiro intercâmbio cultural realizado entre Roma e uma Assembléia Legislativa. Certamente haverá outras atividades para serem realizadas em parceria”, afirmou Emanuel von Laueinstein Massarani, superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.Galeria – Marilda também tem suas peças na exposição “Rumos”, promovida pela galeria Spazio Surreale. No local há também um showroom com as peças disponibilizadas para comercialização. “A atividade que iniciou-se como um hobby tomou uma grande dimensão em minha vida”, ressaltou Marilda.Entre as peças expostas destacam-se novas esculturas como: Três Faces, em bronze; Cair das Gotas, em resina transparente; Ventania, em resina opaca vermelha e Pisce, em resina azul. Uma das peças mais admiradas é a imagem São Francisco, em bronze. “A mistura do bronze com a leveza dos pássaros esculpidos em resina destacam a peça”, afirmou Helena Casali, que admirava a obra.Uma das expositoras, Victoria Biagioli, mistura artes plásticas com pintura. “Meus quadros são produzidos com objetos que pego nas ruas. A arte está dentro de um contexto teórico do meu trabalho, que valoriza materiais descartados pelas pessoas”.A visitação vai até 28 de fevereiro, de segunda à sexta-feira, das 10h às 18h (rua Caconde, 234/238 – Jardins).