Muitas crianças e jovens nunca foram a uma exposição de
artes. Pensando em sensibilizar essa
faixa etária levamos até o ambiente deles, a escola, obras de arte. Dois
projetos aconteceram simultaneamente visando a análise e apreciação de obras de
arte: o Artístico-Social, com exposições e palestras em universidades; e
Criando com Arte, com exposições e oficinas para o ensino fundamental. As
exposições aconteceram em espaço de grande circulação para que todos pudessem
acessar as peças e, inclusive, tocá-las o que não é permitido em exposições que
acontecem nas galerias e bienais. Na proposta de oficina, voltávamos à escola
para uma experiência coletiva com os alunos. Cada um recebia um bloco de argila
e, sem nenhuma interferência a arte ia surgindo das pequenas mãos que contavam
experiências focadas em momentos que cada aluno estava atravessando. Muitos
educadores analisaram problemas psicoemocionais, emoções e alegrias que as
crianças compartilharam durante a atividade. Eles montaram histórias com suas
criações. Foi uma experiência fantástica poder dialogar, com um público mais
amplo e diversificado, mostrando que a arte é um aprendizado que começa na
observação de uma obra, uma leitura e, enfim, a prática artística.


